Anunciada Novas Medidas Para Prevenir O Coronavírus Em Mogi Das Cruzes
16/03/2020 17:21 em Saúde

Anunciada Novas Medidas Para Prevenir O Coronavírus Em Mogi Das Cruzes. A Prefeitura de Mogi das Cruzes adotou nesta

segunda-feira (16/03) uma série de medidas para a prevenção ao coronavírus. Em reunião com todo o secretariado, o prefeito Marcus Melo definiu as ações da administração municipal, como a suspensão gradativa das aulas a partir desta terça-feira (17/03), data em que também serão suspensas as aulas dos cursos do Crescer e da Escola de Empreendedorismo e Inovação.

Estão suspensas ainda as atividades no Pró-Hiper, nos centros esportivos, Academias da Terceira Idade, parques, Centro Cultural, Theatro Vasques, dentre outros equipamentos públicos, assim como a paralisação de todos os eventos públicos, como o Bairro Feliz. 

Aulas são suspensas nas escolas municipais

Na rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, de 17 a 20 de março, as aulas serão suspensas gradativamente e as equipes escolares estarão disponíveis para o esclarecimento às famílias. A partir da próxima segunda-feira (23/03), as aulas serão suspensas por tempo indeterminado. A medida é válida para creches municipais e subvencionadas e escolas municipais.

“É importante dizer que não causará prejuízo aos alunos, na medida em que conteúdos novos não vão ser compilados neste período e existe uma justificativa plausível, inclusive para o abono das aulas”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes. O calendário escolar será revisto de acordo com o período de suspensão.

Nas unidades Crescer e na Escola de Empreendedorismo e Inovação, as aulas serão suspensas a partir desta terça-feira (17/03). A mesma medida será tomada nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecidas nas escolas municipais Coronel Almeida, no Centro, Profª Noemia Real Fidalgo, no Jardim Maricá e no Cempre Dra. Ruth Cardoso, no Jardim Layr. O auditório do Cemforpe também terá as atividades suspensas.

Feiras não terão atrações, mas produtos serão vendidos normalmente; Mercado Municipal permanecerá aberto

As feiras livres de Mogi das Cruzes atenderão normalmente a população com a venda de produtos. O funcionamento do varejão e da venda por atacado no Mercado do Produtor também será mantida. A decisão visa manter o abastecimento das famílias e estabelecimentos comerciais da cidade durante este período de crise causada pelo vírus covid-19.

Nas feiras noturnas, as apresentações musicais estão canceladas e está proibida a utilização de mesas, cadeiras e bancos nas praças de alimentação. Os alimentos deverão ser comercializados em embalagens fechadas para o consumo em casa.

A Secretaria de Agricultura observa ainda que a presença dos feirantes das feiras noturnas será facultativa a partir do dia 26 de março.

Já o Mercado Municipal continuará funcionando normalmente para atendimento aos consumidores.

Serviços de limpeza em ônibus e nos terminais são intensificados

As empresas concessionárias do transporte coletivo municipal estão orientadas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes a intensificar os trabalhos de limpeza e higienização dos ônibus que atendem os passageiros da cidade. Os trabalhos incluem os locais de circulação dos passageiros e também bancos, vidros, balaústres e espaços dos motoristas.

Além disso, os vidros dos coletivos estão permanecendo abertos para a circulação do ar.

Os Terminais Central e Estudantes, administrados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, também terão os serviços de limpeza intensificados para oferecer mais segurança para a população. A mesma orientação vale para o Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, de onde partem e chegam as linhas intermunicipais.

Os cartões de estacionamento especial para idosos e pessoas com deficiência que venceram ou vencerão dentro do primeiro semestre deste ano serão prorrogados até o final do primeiro semestre. Assim, o usuário não necessitará fazer a renovação do documento.

É importante lembrar, no entanto, que os cartões vencidos poderão ser utilizados apenas dentro do município de Mogi das Cruzes.

Os recursos de multas e a indicação do condutor infrator podem ser feitas por meio de remessa postal. Com isso, o cidadão não precisa se deslocar até a Prefeitura para atendimento.

Aulas esportivas são suspensas, ginásios são fechados e parques permanecem abertos

As aulas esportivas em espaços públicos municipais estão suspensas em Mogi das Cruzes a partir desta segunda-feira (16/03). A medida faz parte das ações anunciadas pela Prefeitura para prevenir a casos de covid-19 na cidade. Estão com as aulas suspensas os Centros Esportivos, o Parque da Cidade, as Academias da Terceira Idade (ATI), Academia da Unica de Jundiapeba, Academia da Unicafísio e o Pró-Hiper.

Além disso, os ginásios municipais, o Núcleo de Avaliação Física (NAF) e o Centro Municipal do Paradesporto permanecerão fechados por tempo indeterminado. A Ilha Marabá, no Mogilar, também já está fechada.

Os parques Centenário, Leon Feffer e da Cidade, bem como os Centros Esportivos, permanecerão abertos para a utilização da população. No entanto, as atividades e os museus existentes nos parques não funcionarão.

O programa Bairro Feliz também teve suas atividades suspensas, como forma de evitar aglomeração de pessoas. A iniciativa já não terá a edição que aconteceria neste sábado (21/03), na Vila Natal.

Equipamentos culturais estão fechados

Os principais equipamentos públicos culturais, como Theatro Vasques, Centro Cultural, Biblioteca Municipal, Casa do Hip Hop, Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM), Casarão do Carmo, Centro de Cidadania e Arte (Ciarte), prédio da Banda Santa Cecpilia e os museus geridos pela Prefeitura ficarão fechados por tempo indeterminado. Com isso, também está suspensa a agenda cultural inicialmente prevista para as próximas semanas. Prazos referentes a mecanismos como a Lei de Incentivo à Cultura e PROFAC, bem como reuniões de Conselhos Municipais, também serão revistos. 

Consulta de empregos deve ser feita pelo site e Polo Digital suspende atividades

A consulta das vagas oferecidas pelo Emprega Mogi pode ser feita pelo site da Prefeitura de Mogi das Cruzes. A atualização é feita em tempo real. O atendimento e a triagem dos candidatos estão sendo feitos na entrada dos postos do programa. A orientação é de que o candidato somente compareça às unidades, caso a vaga realmente atenda o seu perfil. Há ainda a possibilidade do envio do currículo para o email emprega.vagas@pmmc.com.br

O Polo Digital de Mogi das Cruzes informa que o funcionamento do coworking, ambiente colaborativo de trabalho dos empreendedores e startups da cidade na sua sede em Cezar de Souza, será suspenso a partir desta terça-feira (17/03). O prazo inicial é de 30 dias. Os eventos realizados pelo Polo, assim como o Programa de Treinamento, serão transmitidos exclusivamente online.

Fundo Social suspende eventos e aulas dos cursos profissionalizantes

O Fundo Social de Mogi das Cruzes suspendeu as próximas agendas do órgão, como a formatura do curso Mãos na Massa, que aconteceria nesta quinta-feira (19/03), e o lançamento da Campanha do Agasalho, previamente agendada para o próximo dia 31.

Também estão suspensas a partir desta terça-feira (17/03) as aulas dos cursos profissionalizantes que estavam em andamento.

Alvarás para eventos com concentração de pessoas estão suspensos

A Prefeitura de Mogi das Cruzes suspendeu a emissão de alvarás para eventos privados, como forma de evitar a aglomeração de pessoas. Além disso, os alvarás já emitidos também estão suspensos.

A administração municipal também cancelou os eventos públicos e inaugurações.

Secretaria do Verde terá atendimento à distância e espaços têm atividades suspensas

A partir do dia 23 de março, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente passará a atender o público via e-mail, telefone e Whatsapp. Os técnicos da pasta irão trabalhar em casa por escala e a higienização dos espaços, veículos e material de trabalho dos servidores será intensificada. Os eventos nos parques municipais serão cancelados e a Ilha Marabá está com as atividades suspensas.

Finanças terá alteração de prazos no Departamento de Rendas Mobiliárias

A Secretaria de Finanças informa que no Departamento de Rendas Mobiliárias haverá alteração de prazo referente aos recursos administrativos de 1ª e 2ª instância, bem como, prazo para atendimento de notificações e apresentação de documentos.

Velórios terão no máximo 4 horas

A orientação para a conduta nos velórios municipais é que o tempo de velório seja minimizado para, no máximo, 4 horas, diminuindo a exposição dos familiares às condições favoráveis à contaminação.

A recomendação aos servidores nos atendimentos realizados nos cemitérios é manter a distância mínima do público.

No prédio sede da Prefeitura, a Secretaria de Governo terá atendimento presencial aos procedimentos urgentes (contratos, vistas de autos etc), priorizando o atendimento por meio de telefone e internet. A orientação aos servidores para o atendimento presencial é manter a distância mínima do contribuinte.

Iprem suspende recadastramento anual

O Instituto de Previdência Municipal (Iprem) suspendeu por 120 dias o recadastramento anual para os aposentados e pensionistas, procedimento que é realizado no mês de aniversário. A autarquia também flexibilizou os prazos para apresentação de documentos. O setor também está reforçando aos segurados, por telefone, que não é necessário o comparecimento à sede do Iprem para solicitação de serviços, e também orienta os segurados a fazer os pedidos pelo site.

 

 

RÁDIO HELIX

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE