Em Busca De Um Corpo Perfeito Nas Academias
02/06/2019 20:24 em Saúde

Com o aumento de alunos nas academias em busca de um corpo perfeito,  manter a forma e perder peso, muitos estabelecimentos se esquecem do valor humano e se preocupam apenas com os números de inscritos, negligenciando aos cuidados e expondo os alunos a lesões por descuido e falta de profissionais qualificados para fazer o acompanhamento, instruir e corrigir a postura, alertar os perigos do excesso de peso e cuidados.

Durante os treinos são constantes as lesões em joelhos, ombros e coluna, devido à sobrecarga dos exercícios, principalmente aqueles que não são monitorados corretamente,. parte deles executados sem a devida orientação e falta de preocupação de gestores e instrutores.

O sonho de ter um corpo saudável a qualquer custo, e em um período de tempo reduzido, prejudica e muito a saúde. É importante lembrar os cuidados específicos com os ossos, articulações e ligamentos, para que essas atividades não tragam riscos à saúde.

Perigos mais comuns

Os perigos mais comuns são as lesões que ocorrem nos joelhos, ombros e coluna. São elas:

  • Tendinite patelar;
  • Tendinite de aquiles;
  • Inflamações articulares;
  • Estiramentos musculares;
  • Lombalgia e dores nas costas;
  • Estiramentos musculares;
  • Lombalgia e dores nas costas;

 

Todos ocasionados por excesso ou exercícios realizados de maneira inadequada.

Cuidados para prevenir lesões

Antes de iniciar qualquer atividade física é fundamental a consulta a um especialista para fazer todos os exames e receber orientação ideal para cada tipo físico, e não exagerar nos exercícios. É importante também iniciar os exercícios de forma gradativa.

O corpo não está acostumado com exercícios bruscos, pois é uma grande mudança, sem um período adequado para readaptação. Por isso é importante ficar atento(a) com a série de exercícios praticados na academia e procurar uma que melhor se ajuste as suas necessidades.

Dores

Ao primeiro sinal de dor, é melhor parar os exercícios. Se a dor persistir mesmo em repouso, o médico deverá ser procurado e apenas um especialista fará a avaliação adequada e indicar ao paciente um tratamento específico de acordo com a situação.

Dicas

Algumas dicas para quem quer começar a prática da atividade física:

·         Visite várias academias não muito distante de sua residência ou trabalho, assim não terá problemas como o desânimo e tempo que atrapalham a frequência dos treinos.

·         Verifique a estrutura da academia, equipamentos e instalações devem ser novos e com manutenção em dia.

·         Fique atento(a) aos instrutores e como eles agem com outras pessoas que estão treinando, se dão atenção real ao exercício ou só ficam passeando e de papo pelos cantos.

·         Desconfie de promoções e preços muito baixos, ninguém faz milagre, afinal é seu corpo e sua saúde que estão em jogo.

·         Prefira as academias que oferecem uma semana grátis para que você sinta o ambiente e ver se vai se adaptar ao local.

 

Hora de treinar

·         Antes dos exercícios alongar os músculos do corpo para evitar lesões musculares;

·         Comece devagar, não tenha pressa, aumente as cargas somente quando se sentir preparado(a).

·         Durante as aulas aeróbicas, se sentir algum mal estar pare imediatamente.

·         Mantenha-se sempre hidratado(a)

·         Em esportes envolvendo corridas, escolha um par de tênis adequado, pois devem proteger primordialmente os membros inferiores dos impactos e repetições de movimentos.

·         Dê preferência a roupas com tecidos que permitam uma transpiração mais livre (dry-fit).

E para finalizar, a alimentação adequada faz com que os resultados apareçam no tempo certo, e para isso procure um(a) nutricionista e Bons Treinos.

 

Rádio Helix

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